segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bolivianas e pernambucanas vão para São Paulo debater federação e atuação dos grupos de poupança



Tesoureiras de grupos de poupança de Oruro e Cochabamba (Bolívia) e de Recife (Pernambuco) estiveram em São Paulo, Osasco e Várzea Paulista entre os dias 17 e 19 de novembro, para fazer um intercâmbio entre os diferentes grupos de poupança na América Latina. Entre os assuntos mais discutidos, estavam a organização dos grupos e a formação de federações, tanto nacionais quanto municipais.


No primeiro dia, elas visitaram as comunidades de Colinas D’Oeste, Portais, Aliança e Santa Rita, em Osasco. Já no segundo, elas tiveram uma reunião sobre como pretendem atuar em 2012 na Rede Interação, em São Paulo, pela manhã e, a tarde, foram para Várzea Paulista, onde visitaram a comunidade do Núcleo Siriema. Em todas as visitas, se discutiu bastante as metodologias do SDI e a forma como foram aplicadas pelos grupos. A troca de experiências foi o marco desses dois dias.


No terceiro e último dia, foi feito um encontro de tesoureiros no Núcleo Siriema. Após a prestação de contas dos grupos de Recife, os tesoureiros discutiram sobre as perspectivas dos grupos para o próximo período. A conversa fluiu bastante em formas unitárias de ação, para que os grupos possam se ajudar e avançar conjuntamente.


Além disso, foi abordada a questão dos empréstimos do dinheiro poupado para os próprios poupadores. Essa é uma prática bastante comum na Bolívia para aumentar os laços de confiança e solidariedade, aproximar ainda mais os poupadores e garantir que todos tenham acesso à crédito. Este posicionamento é também reforçado pela pouca confiança que os poupadores depositam nos bancos para guardar o dinheiro ou para deixá-lo em suas casas  “guardado debaixo do colchão”. A solução dessa questão foi exatamente a circulação constante desse dinheiro. 


Mas, para isso, é preciso muita organização e uma forma de prestação de contas ainda mais detalhada. Os tesoureiros de São Paulo e do Recife se mostraram bastante interessados em utilizar essa prática.


Após essa estadia em São Paulo, as tesoureiras bolivianas e a tesoureira Fátima de Pernambuco embarcaram junto com tesoureiros paulistas para um novo intercâmbio: nas Filipinas. O retorno do grupo será no dia 02 de dezembro, trazendo as experiências de organização do país.
Fonte: Rede Interação(http://site.redeinteracao.org.br/index.php/2011/11/bolivianas-e-pernambucanas-vao-para-sao-paulo-debater-federacao-e-atuacao-dos-grupos-de-poupanca/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário